São medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos, a fim de garantir a qualidade e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos baseados no Codex Alimentarius e normas internacionais de segurança de alimentos aplicável a todo o tipo de indústria que processam determinadas categorias de alimentos, viabilizando o planejamento para a verificação dos programas de BPF/GMP de forma contínua em sua organização.
Objetivo:
O treinamento é desenvolvido para as organizações e profissionais da cadeia produtiva de alimentos que estão implementando ou aprimorando seus programas de pré-requisitos como parte de seus sistemas de gestão de segurança de alimentos.
Principais focos são:
Algumas medidas adotadas são:
Conteúdo:
O treinamento de 8 horas abrange todos os requisitos relacionados a:
Conceito de Boas Práticas de Fabricação, Requisitos de Boas Práticas de Fabricação, Riscos e Perigos que podem ser Encontrados nos Alimentos (Biológicos, Químicos, Físicos), Princípios Gerais Higiênico-sanitários das matérias-primas e produção, Requisitos Gerais para estabelecimentos produtores de alimentos, Requisitos de higiene do estabelecimento, Controle de pragas, Contaminação cruzada, Higiene pessoal; Exercícios.
Não é necessário conhecimento prévio de BPF. Os certificados serão emitidos apenas a participantes que participarem de 80% do treinamento.